
Tratamentos - Mamas
MAMOPLASTIA REDUTORA
O QUE É MAMOPLASTIA REDUTORA?

A mamoplastia redutora melhora a qualidade de vida, pois além dos benefícios estéticos com aumento da autoestima, melhora atividades rotineiras como exercícios físicos e possibilita usar certas roupas com mais conforto. Algumas pacientes relatam alívio de dores nas costas e melhora da postura.
A cirurgia de redução das mamas ou mamoplastia redutora, envolve a remoção do excesso de gordura do tecido glandular e da pele. Assim, é possível alcançar um tamanho de mama proporcional ao corpo da paciente e aliviar o desconforto associado aos seios muito grandes.
A anestesia pode ser peridural com sedação intravenosa ou anestesia geral.
Opções de incisão incluem:
• Padrão circular em torno da aréola (periareolar).
• Padrão de fechadura, pirulito ou forma de raquete, com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama.
• Padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.
• Padrão de incisão em forma de L
Durante a cirurgia o mamilo geralmente é reposicionado e a aréola é reduzida, se necessário. O tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e enxertados para uma posição mais alta no seio.
A cirurgia tem duração aproximada de 3 a 4 horas e a alta geralmente é no mesmo dia. Em alguns casos raros pode haver necessidade de utilizar um dreno no pós operatório o qual costuma ser retirado em cerca de 48h após a cirurgia.
A paciente deverá usar um sutiã cirúrgico por cerca de 2 a 3 meses no pós operatório. Os pontos são em grande maioria absorvíveis e em 15 dias a paciente está liberada para retornar às suas atividades diárias.